Dia 1: Espanha - Bassorá
Apresentação no aeroporto para embarcarmos num voo internacional de ligação ao destino final, Bassorá, e escala em Istambul. Noite a bordo.
Com um guia especializado, esta viagem espetacular será a desculpa perfeita para conhecer o berço da civilização, Mesopotâmia, esse território compreendido entre os lendários rios Tigre e Eufrates, assim como o Iraque atual. Visitaremos lugares incríveis como as ruínas da antiga cidade da Babilónia, a cidade de Uruk, Bagdade, o museu arqueológico de Bassorá, a antiga Suméria e o Curdistão iraquiano, que nos vão provocar sensações dificilmente olvidáveis.
Apresentação no aeroporto para embarcarmos num voo internacional de ligação ao destino final, Bassorá, e escala em Istambul. Noite a bordo.
Chegada de madrugada ao aeroporto internacional de Bassorá e transporte para o hotel. Iniciaremos a nossa aventura visitando a segunda cidade mais importante do país, incluindo o Novo Museu, o complexo do Palácio de Saddam Hussein e o percurso pelo centro histórico. À tarde, efetuaremos uma excursão de barco pelo Rio Shatt Al Arab. Jantar e noite no hotel de Bassorá.
Hoje efetuaremos uma visita ao Museu Arqueológico de Bassorá, Al Qurna, árvore de Adão e do ponto de encontro do Tigre com o Eufrates. Continuaremos em seguida com um passeio de barco pelos pântanos de Chibaish com almoço numa casa tradicional. Os pântanos da Mesopotâmia (Marshlands) são habitados pelos Mad'an ou árabes dos pântanos, cujas "casas de cestos", feitas com juncos, canas e materiais naturais do lugar e cuja origem se perde na noite dos tempos, são muito curiosas. Jantar e alojamento em Nassíria.
Iniciaremos a exploração dos sítios arqueológicos da antiga Suméria, a primeira civilização da Mesopotâmia, declarados em 2016 Património Misto da Humanidade como «parte dos vestígios arqueológicos de assentamentos sumérios na Baixa Mesopotâmia, que floresceram entre o terceiro e o quarto milénios a.C. no delta pantanoso formado pelos rios Eufrates e Tigre». Visitaremos Tell Obeid, Eridu, considerada como a primeira cidade do mundo e a famosa cidade bíblica de Ur, pátria de Abraão, conforme está mencionado na Bíblia. Almoço, jantar e alojamento em Nassíria.
Hoje continuaremos o nosso trajeto visitando o impressionante sítio de Uruk, uma das primeiras cidades da civilização com um papel muito importante na construção do Império Sumério entre a segunda metade do IV milénio e princípios do III milénio a.C. Terminaremos a jornada em Najaf, o lugar de peregrinação mais importante do mundo islâmico depois de Meca e Medina. Visita ao Túmulo de Ali, primo e genro de Maomé, e à Grande Mesquita de Kufa. Jantar e noite no hotel em Nayaf.
De manhã, viajaremos pelo deserto para oeste, para visitarmos o Forte Al-Ukhaidir, uma impressionante construção do século VIII, época do califado Abasida, escavado pela arqueóloga Gertrude Bell no início do século XX e a Igreja Qaysar. Depois do almoço, cruzaremos o rio Eufrates para chegarmos a Kerbala; percorreremos os famosos Santuários de Kerbala (Imam Hussein e Abbas), cidade em que nos alojaremos esta noite.
Hoje será um dia muito importante, dado que viajaremos até às ruínas da antiga cidade da Babilónia, uma das mais importantes cidades da antiguidade e capital da Mesopotâmia desde o rei Hamurabi, no início do segundo milénio, até à sua conquista por Alexandre Magno no século IV a.C. Nela encontravam-se os famosos jardins suspensos ou o zigurate de Etemenanki, denominado Torre de Babel. Embora tenha sido reconstruída de forma muito polémica na época de Sadam Hussein, no ano de 2019 foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO e a visita à mesma é uma experiência única. Veremos as ruínas da capital babilónica de Nabucodonosor e o Palácio de Saddam. Depois do almoço no jardim de casa local da Babilónia, continuaremos até Borsipa: visita ao Zigurate e Kish: acesso exterior. Jantar e alojamento em Bagdade.
Hoje dedicaremos o dia a percorrer, visitar e conhecer a capital do Iraque. Transferência para o Parque do Monumento aos Mártires para visitarmos a espetacular escultura comemorativa dos mortos na guerra com o Irão nos anos oitenta e o museu subterrâneo. Em seguida, veremos a Praça Tahrir e o bairro de Al Qarrada, o bazar, a Rua Mutanabbi e de Al Munstansiriya ao Palácio Abássida, almoço e, à tarde, percurso pelo Cemitério Real. Jantar no Clube de Caça e alojamento em Bagdade.
De manhã, visita ao Museu do Iraque com objetos dos períodos sumério, acádio, babilónico e assírio, com especial menção para as esculturas e relevos principalmente de Nimrud e do palácio de Sargão II em Chorsabad. Almoço junto ao rio e visita a Ctesifonte: ao arco do palácio sassânida e ao Santuário de Al Khadimiya. Jantar e alojamento em Bagdade.
Madrugamos para visitarmos Samarra: visita ao exterior da Grande Mesquita e ao seu minarete helicoidal. Almoço no trajeto. Ashur: visita à Porta do segundo milénio a.C., restos dos templos de Ishtar, Nebo, Anu, etc., o Palácio Antigo com a necrópole real e o grande zigurate de Ashur com vistas panorâmicas/Hatra: visita ao temenos ou centro religioso, onde se destaca o grande templo de Shamas e os templos de Bemarten (estilo helenístico) e Allat (estilo semítico). Jantar e alojamento em Mossul (Baron Hotel).
Nínive e Mossul: visita às muralhas e a duas das portas da capital assíria, Nínive. Visita ao antigo bairro medieval e otomano de Mossul, onde se destaca o mercado, os restos da Mesquita de Nuriddin e a fortaleza Bastapiye. Almoço. Jantar e alojamento em Mossul.
Dia para percorrermos os monumentos naturais das montanhas curdas, através dos Montes Zagros, em direção à fronteira iraniana. Atravessando a cidade de Shaqlawa chegaremos às cascatas Geli Ali Bag, almoço e continuação até ao canhão de Rawandiz e às cascatas Bekhal. Jantar e alojamento em Erbil.
Dia para conhecermos um pouco mais profundamente o Curdistão. Dirigir-nos-emos a Al Qosh para visitarmos o túmulo do profeta judeu Nahum e o Mosteiro Rabban Hormizd. Este mosteiro espetacular, localizado numa escarpa rochosa, começou a ser construído no século VII e ainda conserva impressionantes testemunhos da vida dos patriarcas da igreja caldeia e dos seus enterramentos em grutas próximas. Almoço e continuação até ao Templo de Lalish, lugar de culto da religião yazidi, uma das mais enigmáticas e antigas do mundo. Jantar e alojamento em Erbil.
Dia dedicado a uma visita à cidade de Erbil: Minarete Choli, Mesquita Khalil Khayat, Museu de Erbil, Cidadela, almoço e mercados tradicionais do centro. Jantar e alojamento em Erbil.
Em hora a determinar localmente, transfere para o aeroporto para formalidades de embarque no voo de regresso a Espanha via Istambul. Chegada, fim da viagem e dos nossos serviços.
Individual